Buritirama

A Mineração Buritirama é uma Sociedade Anônima de capital fechado controlada pelo grupo Bonsucex Holding, e tem como atividade a produção e comercialização de minério de manganês.

O escritório central e sede administrativa estão localizados em São Paulo (SP), e possui suas instalações industriais de lavra e beneficiamento no Distrito de Vila Nova União, município de Marabá (PA), além de um centro de distribuição em Marabá.

A Mineração Buritirama comercializa seus produtos, nos mercados nacional e internacional, oferecendo flexibilidade, confiabilidade e disponibilidade, garantidas por rigoroso processo de controle de qualidade e grandes áreas de estocagem de produto acabado.

A solidez financeira e a capacidade técnica da empresa possibilitam uma rápida adequação às necessidades dos clientes quanto às especificações técnicas e características do produto. Estas políticas de relacionamento e de gestão oferecem uma estrutura de atendimento e de gerenciamento logístico, garantindo o fornecimento dos minérios em qualquer época do ano.

História

A Mineração Buritirama S.A, foi constituída em 1982 com o objetivo de lavrar e comercializar as reservas de minério de manganês localizadas na Serra de Buritirama, sendo detentora dos direitos de lavra constantes da Portaria 823 de 31/10/1989, do DNPM.

A Mina de Buritirama integra a grande província mineral da Serra dos Carajás. Localiza-se no município de Marabá (PA), Vila Nova União, na bacia do rio Itacaiúnas, afluente pela margem esquerda do rio Tocantins.

O depósito de Buritirama foi descoberto na década de 1960 por equipes da Cia. Meridional de Mineração, uma subsidiária da US Steel. Os trabalhos iniciais de pesquisa geológica foram executados ao longo de vários anos, concentrando-se, porém, no período entre 1968 e 1969.

Os trabalhos de implantação do projeto ocorreram durante a década de 1990 com a conclusão da estrada de acesso e da infra-estrutura.

Ao início da década de 2000, foi concluída a implantação da planta de beneficiamento definitiva, sendo a primeira nota de venda emitida em 2002.

Hoje contamos com uma posição sólida no mercado de manganês, fornecendo diferentes produtos de qualidade reconhecida pelos seus usuários que atuam em diferentes seguimentos de mercado (ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e baterias, dentre outros).

A Mina

Geologia

A unidade basal da sequência de rochas metamórficas que compõem a serra de Buritirama é formada por quartzitos micáceos, sobrepostos por micaxistos, encaixantes das lentes de minério de manganês, quartzito bandado ferruginoso e por espessa unidade de micaxistos e quartzo xistos. A ocorrência de depósitos de manganês com interesse econômico é restrita aos micaxistos alterados, intercalados entre os quartzitos basais e o quartzito bandado, na forma de lentes ou camadas constituídas de minério pulverulento a granular.
O minério de manganês apresenta uma mineralogia complexa, incluindo óxidos, hidróxidos, carbonatos e silicatos, com predominância de criptomelana, litioforita e bióxidos (MnO2) amorfos de manganês.

Lavra

A lavra é realizada a céu aberto em bancadas verticais de 8 metros. Em vistas das características físicas do material, o desmonte e carregamento são executados com a utilização de retro-escavadeiras e pás-carregadeiras.

Planta Beneficiamento

O minério bruto (r.o.m.), devidamente homogeneizado, passa pelos processos de britagem primária, desagregação e lavagem em tanque rotativo, classificação em peneira vibratória, rebritagem e nova classificação em classificadores espirais. Ao final do processamento, o concentrado obtido forma duas pilhas homogêneas no pátio de minério: uma de minério granulado (lump ore; 76,2mm a 6,35 mm) e outra de finos (sinterfeed; 5,00mm a 0,074 mm).

Grupo Controlador

O Grupo Bonsucex iniciou suas atividades em 1982, através de uma holding de investimentos, focada na aquisição de participações acionarias em companhias de capital aberto e fechado com destaque no cenário nacional e internacional. Atualmente, o Grupo está presente nos setores de: mineração, metalurgia, construção, agronegócio, reflorestamento, calçados, têxtil, bens de consumo e bancário, empregando diretamente e indiretamente cerca de 60.000 pessoas.

O Grupo Bonsucex, acionista de longa data da Mineração Buritirama, passou a deter o controle total a partir do ano de 2000, desempenhando papel fundamental na definição de estratégias, aperfeiçoamento de processos e na prática de negócios.

mapa2

Localização Mina

A mina está localizada na Serra de Buritirama, Município de Marabá, porção centro-leste do Estado do Pará. Dista 144 km da cidade de Marabá. O acesso, por via rodoviária, é feito pela estrada do Rio Preto, a partir do entroncamento no km-09 da Rodovia Transamazônica. São 135 km de estrada de terra, em boas condições de tráfego.

A mina conta ainda com pista de pouso de 950m, para pequenas aeronaves. Um grande pátio de estocagem de minério com capacidade para 200.000t, localizado em Marabá, garante a confiabilidade do abastecimento tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo. As exportações são realizadas a partir do porto de Vila do Conde, próximo a Barcarena, que dista cerca de 487 Km de Marabá.

O rio Tocantins, que corta a cidade de Marabá, é um caminho natural entre a região e o litoral, além de abrigar a barragem de Tucuruí, cuja usina hidrelétrica está localizada a cerca de 170Km da Marabá.

Certificado

Clique na imagem para visualizar o certificado.

Certificado-InstitutoManganes_T

Prêmios

Premio

Os relatórios estão em formato PDF. Clique aqui e faça o download do Adobe Reader.